Páginas

16 de julho de 2011

Maquiagem Masculina. É possível?

Resolvi iniciar esse post com uma pergunta básica que a maioria das mulheres e alguns homens se fazem: Maquiagem masculina, o que é exagero e o que é naturalidade?

Maquiagem já foi um assunto restrito apenas as mulheres...
Hoje em dia, o número crescente de homens que utilizam o artifício "maquiagem" cresce cada vez mais.
Mas é claro, devemos lembrar sempre (nós homens) que a maquiagem masculina diverge bastante da feminina. Algumas técnicas são alteradas para que a naturalidade nos homens permaneça intacta, ao contrário da maioria das mulheres que buscam realçar e focar seus traços.

imagem ilustrativa, extraída do google imagens.
Por esse motivo, depois de ter dado uma boa estudada no assunto (leia-se, aqui é a minha prova de aprendizado), resolvi escrever 4 passos básicos de como um homem pode se maquiar mantendo a sua pele natural e não pecando nos excessos.



1º passo: Limpar, tonificar e hidratar a pele.
Todo mundo sabe que a limpeza da pele é fundamental, além da eliminação de fungos e bactérias que nosso dia-a-dia trás, isso vai ajudar bastante na fixação da maquiagem ( não vou utilizar o termo "make" por achar o mesmo extremamente feminino). A tonificação da pele, ao contrário do que muitos acreditam, não é apenas a limpeza profunda do rosto. Trata-se de equilibrar o ph da pele, ajudando muito mais na limpeza da pele. Eu recomendo o uso de loções tônicas e aí a escolha vai sempre variar para cada tipo de pele. Para as mais oleosas, loções adstringentes e por aí vai. Por fim, não menos importante, a hidratação do rosto. Alguns sabonetes já contém hidratantes. Não sou a favor! Como hidratar a pele nunca é demais, acho que deve sim separar o que já contém em um produto como um plus, do que você pode aplicar como um cuidado redobrado. E sim, sou a favor do hidratante facial específico para área. Hidratantes corporais não devem ser usados no rosto. Opte sempre pelos hidratantes com filtro solar, além de estar hidratando seu rosto, você já estará se protegendo contra o sol.

2º passo: Primer
É claro que esse item de maquiagem é pouco conhecido do público masculino. Vamos vê se eu consigo explicar... e Becca, me corrija se eu estiver errado.
O Primer é um produtinho muito do maravilhoso (só tive contato apenas uma vez, mas vejam como ele me marcou), que é utilizado com uma única finalidade: fixar a maquiagem. Lembrando que, hoje em dia, como citei a cima, alguns produtos sempre irão conter um plus. Dependendo da marca do Primer (o tal que me marcou era um da MAC) você vai conseguir uniformizar a pele, controlar a oleosidade, disfarçar marcas de expressões... enfim, você vai conseguir dar uma suavizada na pele. O uso do Primer também irá evitar a famosa "derretida da maquiagem", e vocês evidentemente devem concordar comigo o tão constrangedor que será para um homem.

3º passo: Base
A Base é praticamente o item principal desse pequeno tutorial. É ela quem irá cobrir as imperfeições do rosto e dar uma ideia de tingimento, bronzeamento da pele (usada em pequena quantidade apenas para esse fim de correção). A Base deve ser utilizada em toda área do rosto, sempre esticando o máximo possível para não deixar marcado algumas partes e tendo o cuidado de na hora da aquisição do produto, comprar o mais próximo ao seu tom de pele. Para a aplicação, você pode usar uma esponja (você irá ficar com o rosto bastante natural, dependendo da quantidade usada), com um pincel de maquiagem (cuidado onde irá "esconder" esse item) ou com os dedos, correndo o risco de deixar sua pele marcada e mostrar que você está usando uma base no rosto. Recomenda-se o uso das bases líquidas, pela facilidade do uso e a mesma facilidade da remoção. ATENÇÃO A UMA DICA IMPORTANTE: Aprendi com minha amiga Becca que algumas bases transferem. O que isso quer dizer? Se você estiver usando uma base que transfere e cumprimentar alguma pessoa com dois beijinhos no rosto, corre o risco de deixar lá vestígios da sua maquiagem. Então atentem-se a comprar uma base que NÃO transfere, ok? Caso você ache demais usar uma base, ou seus preconceitos ainda não foram resolvidos, continuamos dando uma dica preciosa: utilize um produto chamado Sher Foccus - Tinted Moisturizer (leia aqui), que é um hidratante facial com protetor e deixa seu rosto levemente pigmentado. É maravilhoso e você vai conseguir obter praticamente o mesmo efeito.

4º passo: Pó compacto
Há pessoas que acham exagero um homem usar pó; outras não.
O pó, item indispensável de uma bolsa de mulher, é usado para retirar o brilho que a base possivelmente irá deixar. É ele também que irá dar o acabamento da sua maquiagem. Por esse motivo, é sempre usado após o uso da base. Vocês irão encontrar uma cartela imensa de cores variadas à venda. Reforço: cuidado com o distanciamento da tonalidade da sua pele. Isso pode acabar com a naturalidade da sua maquiagem e fazer você pagar um tal de "mico". São vendidos já com a esponja, mas nesse caso, recomendo o uso do pincel para não deixar vestígios do uso.

   imagem ilustrativa, extraída do google imagens
Bem, essa é uma de algumas das maneiras existentes para um homem se maquiar.
Expresso que a maquiagem masculina não á uma coisa a se fazer diariamente. Há ocasiões e ocasiões, como outras coisas na vida. Então cuidado nos excessos e exageros, lembrando sempre que tudo é com intuito de suavizar as marcas que o tempo vem trazendo ou como uma forma pura e simples de embelezamento.

Um beijo grande do F. Arruda